Rede Estruturada

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Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infra-estrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens, sonorização, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança e considerando-se a quantidade e complexidade destes sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça às necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais.

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Composição de um Sistema de Cabeamento Estruturado

Um sistema de cabeamento estruturado compõem-se de 6 subsistemas, cada qual tendo suas próprias especificações de instalação, desempenho e teste.

Os subsistemas estão especificados abaixo:

1. Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling);
2. Área de Trabalho (Work Area);
3. Cabeamento Vertical (Back Bone);
4. Armário de Telecomunicações (Telecommunications Closet);
5. Sala de Equipamento (Equipments Room);
6. Entrada de Facilidades (Entrance Facilities).

Área de Trabalho (Work Area)

Área de trabalho, também chamada no inglês de work area, é o local onde o usuário começa à interagir com o sistema de cabeamento estruturado, é neste local que estão situados seus equipamentos de trabalho, estes equipamentos podem ser:

  • Computador;
  • Telefone;
  • Sistemas de armazenagem de informações;
  • Sistema de impressão;
  • Sistema de videoconferência;
  • Sistema de controle.

Cabos Verticais (BackBone Cabling)

A função básica dos cabos verticais ou backbone cabling é interligar todos os armários de telecomunicação instalados nos andares de um edifício comercial (backbone cabling) ou vários edifícios comerciais (campus backbone), onde também serão interligadas as facilidades de entrada (entrance facilities).

A topologia adotada para os Cabos Verticais é a Estrela.

Os principais fatores a serem considerados quando de dimensionamento dos cabos verticais são:

  • Quantidade de área de trabalho;
  • Quantidade de armários de telecomunicações instalados;
  • Tipos de serviços disponíveis;
  • Integração de rede Wireless;

Nível de desempenho desejado.

Armário de Telecomunicação (Telecommunication Closet)

Quando instalamos todos os cabos do cabeamento horizontal, fazemos sua instalação em cada área de trabalho e na outra ponta, no hardware de conexão escolhido. Este hardware de conexão deve ser protegido contra o manuseio indevido por parte de pessoas não autorizadas, para que isto não aconteça, instalamos todos os hardwares de conexão, suas armações, racks, e outros equipamentos em uma sala destinada para esta função locada em cada andar, esta sala é chamada de armário de telecomunicação (telecommunication closet).

Um armário de telecomunicações deve ser instalado levando-se em conta algumas premissas:

  • Quantidade de áreas de trabalho;
  • Disponibilidade de espaço no andar;
  • Instalação física.

Sala de Equipamentos (Equipments Room)

A sala de equipamentos é o espaço reservado dentro do edifício ou área atendida onde esta instalado o distribuidor principal de telecomunicações, que irá providenciar a interconexão entre os cabos do armário de telecomunicações, backbone cabling ou campus backbone, com os equipamentos de rede, servidores e os equipamentos de voz (PABX).

Existem algumas regras que devem ser seguidas quando da instalação da sala de equipamentos:

  • Área maior ou igual a 14m2 ;
  • Instala-lo fisicamente à um mínimo de 3m de qualquer fonte de interferência eletromagnética, como cabinas de força, máquinas de Raio X, elevadores, sistemas irradiantes;
  • Instalar tomadas elétricas a cada 1,5m;
  • Instalar uma iluminação com um mínimo de 540 Luz/m2 ;
  • Deve ser instalado longe de infiltração de águas fluviais, esgotos e outros afluentes.

Facilidades de Entrada (Entrance facilities)

As facilidades de entrada estão relacionadas com os serviços que estarão disponíveis para o cliente, estes serviços podem ser de:

  • Dados;
  • Voz;
  • Sistema de Segurança;
  • Redes Corporativas;
  • Outros serviços.

Os tipos de redes

Podem ser projetadas, redes para servir organizações de todos os tamanhos, desde um único local com poucos PC’s, até corporações internacionais que reúnem milhares de estações de trabalho.

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A LAN

Em distâncias curtas, por exemplo, dentro de uma área geográfica pequena como um edifício, você pode criar uma LAN (Local Area Network). Uma rede é chamada de LAN quando nós estamos conectando PC’s em um só local, um edifício comercial por exemplo.
Uma LAN é composta de “nós”, de rede como um computador, impressora ou uma máquina de fac-símile. (Um nodo é qualquer PC ou periférico que se conecta à rede.)
Quando você conecta estes nodos juntos você tem uma rede. Para negócios pequenos uma LAN é o que você precisa para conectar seus PC’s.

As principais vantagens de uma LAN são:

– Compartilhar banco de dados, softwares, discos rígidos e periféricos para vários departamentos;
– Interligar bancos de dados de diferentes áreas ou departamentos;
– Prover de um meio eficiente de comunicação e trânsito de mensagens – Correio Eletrônico.
– Tornar o sistema de computação descentralizado;
– Eliminação de Main-Frames.

As principais características das LAN’s são:

– Altas taxas de transmissão;
– Baixa taxa de erro;
– Propriedade privada;
– Acesso privado;
– Vários tipos de protocolos.

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WANs e a World Wide Web (www)

Uma rede que conecta uma LAN a outra LAN por uma área geográfica grande como uma cidade ou país é chamada de WAN (Wide Area Network). Uma WAN pode transmitir informações por linhas telefônicas, microondas, ou satélites. Mas o mais utilizado é via FIBRA ÓPTICA que garante maiores velocidades e mudanças nas tecnologias de transmissão.
LANs e WANs são redes privadas. Elas interconectam as pessoas dentro de suas organizações.
Fora do reino destas redes privadas está a Internet – uma enorme, WAN pública. A Internet une PCs em universidades, centros de pesquisa, e companhias pelo globo.
Como as redes tornaram-se mais poderosas e são conectadas mais empresas e usuários domésticos diariamente, a Internet servirá como um ponto de contato entre a sua companhia, seus fornecedores e clientes

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